CompTIA Tech+: eis, uma nova certificação ou uma mera reformulação?

A CompTIA me conquistou em virtude de sua excelente linha de certificações de TI, as quais são voltadas especialmente para os profissionais especializados em Infraestrutura (como é o meu caso). Por isto, não só mantenho atualizada as três certificações que conquistei (A+, Network+ e Security+), como também estudo e acompanho a evolução das demais certificações que estão correlacionadas a minha área de atuação e interesse, além de promover os esforços desta instituição. Dentre elas, uma nova certificação me chamou a atenção: a CompTIA Tech+

Se para muitos, a CompTIA A+ era vista como certificação de entrada (definição que pessoalmente não concordo muito, já que ela aborda uma série de tópicos relevantes para o especialista em Suporte Técnico, além de exigir uma certa experiência), a CompTIA Tech+ com certeza irá “desbancar” a A+ neste quesito! Reformulada para substituir a CompTIA IT Fundamentals (ITF+), a nova certificação de entrada “estabelece as bases para uma carreira em tecnologia emergente, abrangendo habilidades vitais em suporte de sistema, segurança cibernética e tecnologia emergente”.

A certificação CompTIA Tech+ é voltada para os estudantes que desejam ingressar em uma carreira profissional na área de TI, estabelecendo uma base sólida de conhecimentos, habilidades e competências, as quais poderão ser empregadas em qualquer especialização, segmento ou área de atuação que desejar. Ela cobre diversos assuntos como infraestruturas de TI, sistemas operacionais & aplicações, conceitos de desenvolvimento de softwares, gestão e armazenamento de dados, segurança da informação e outros relacionados.

Após realizar os cursos e treinamentos, se submeter aos exames oficiais e obter a certificação, os estudantes estarão credenciados para a realização de operações triviais, como a instalação de periféricos, a configuração de navegadores WEB e a implementação de redes WI-FI, além de estar apto a diagnosticar e resolver problemas básicos. No momento, ela ainda se encontra em desenvolvimento e o acesso antecipado só estará mesmo disponível a partir de maio/2024, para os professores e instrutores de instituições parceiras e afiliadas.

Além da CompTIA Tech+, outras instituições também estão estabelecendo novos programas de treinamento e suas respectivas certificações de entrada. A Cisco já havia anunciado em sua plataforma Netacad, o lançamento da certificação Cisco Certified Support Technician (CCST) IT Support, voltada para os estudantes que desejam iniciar uma carreira de TI na área de Suporte Técnico & Help-desk. A empresa já havia lançado outras certificações para segmentos relacionados como redes de computadores e segurança cibernética (Networking e Cibersecurity, respectivamente), o que torna esta iniciativa mais especial ainda!

Sim, iremos falar um pouco delas, assim que eu concluir um artigo especial… &;-D

Leave a Comment