Obtive a certificação AWS Certified Solutions Architect Associate!

Confesso que estou me sentido “nas nuvens”! Brincadeiras à parte, nesta última segunda-feira (27/nov) me submeti ao exame para obter uma certificação AWS, designada para a arquitetura de soluções da Amazon: a Certified Solutions Architect Associate (SSA-C03). Fiz o treinamento oficial na plataforma AWS Academy (Instructure) e depois de realizar alguns simulados, fui lá “na cara e na coragem” para fazer o exame! E apesar da complexidade das questões (embora o tempo para a realização do exame seja mais “generoso”), consegui obter a aprovação…

Tal como aconteceu no exame que fiz para obter a certificação CompTIA Security+, também passei “de raspão” no exame da AWS e para variar, com uma diferença de pontos ainda menor: tirei apenas 724 pontos e o exame exigia pelo menos 720! Se na ocasião anterior, o sentimento era de revanche (pois já fiquei reprovado em outros exames, por diferença de pontos bem pequena), confesso que desta vez o sentimento foi mesmo é de preocupação, em relação ao que preciso fazer para melhorar as minhas pontuações (pois não vai ser sempre que isto irá acontecer). De qualquer forma, estou aprovado e isto é o que importa!

A certificação obtida (Certified Solutions Architect Associate) é designada para os profissionais de TI, que desejam obter os conhecimentos necessários para projetar, administrar e manter uma infraestrutura de rede nas nuvens, com base em uma ampla variedade de serviços oferecidos pela Amazon WEB Services. Por se tratar de uma certificação com classificação “Associate” (intermediário), ela exigiu bem de mim em termos de estudos, especialmente por não ter muita experiência nesta plataforma. Até então, os meus estudos & práticas se concentravam exclusivamente na plataforma Microsoft Azure.

Embora já estivesse satisfeito com plataforma da Microsoft, fiquei impressionado mesmo é com a incrível arquitetura da AWS, que por sua vez é baseada em 6 pilares: operacional, performance, eficiência, resiliência, segurança e sustentabilidade. A interface WEB do console de gerenciamento é muito bem construída, além dos serviços serem bem delineados e ricos em tecnologias, recursos e flexibilidade de uso. Em suma: me APAIXONEI pela plataforma! Se antes, o objetivo era entrar neste novo mundo e conhecer os três principais fornecedores (Amazon AWS, Microsoft Azure e Google Cloud), agora os meus interesses se voltaram exclusivamente para a AWS!

Já estamos chegando no final do ano e por ora, vou descansar! Pois além das duas certificações já obtidas neste ano, também fiz vários outros cursos de capacitação para atender aos requisitos da instituição de ensino para a qual presto serviços: o SENAC Rio. Inclusive, obtive até mesmo outras “pré-certificações” da Fortinet no processo, além dos badges emitidos pela plataforma Skills for All, para me tornar apto a lecionar em cibersegurança. Por fim, ainda tenho que me submeter a uma atualização (a Conecte-se 2023) para renovar as já conquistadas certificações da Furukawa (FCP, Data Cabling e Fiber Optics). Resumindo: esse ano foi… dose!

Para variar, também não pretendo pegar leve ano que vem… &;-D