Os novos consoles Xbox serão únicos!

Recentemente, alguns rumores vêm sendo publicados em relação a nova geração de consoles da Microsoft: o Projeto Scarlett. Dentre as informações divulgadas, o projeto contará com os consoles de codinome Anaconda e Lockhart. Enquanto que o primeiro será o console mais poderoso (em substituição ao Xbox One X), o segundo terá especificações mais modestas (em substituição ao Xbox One S) e ambos rodariam os novos jogos em 4K e Full-HD, respectivamente…

Fora isto, ainda existem outras informações referentes a reformulação dos consoles atuais, bem como projetos para auxiliar o desenvolvimento de jogos e até mesmo a possibilidade de termos um terceiro console, sem suporte a leitura de mídias, mais em conta e com o foco na “execução” de jogos via streaming. Bem, como são apenas rumores, nos resta apenas aguardar para dispor de maiores informações. E até o presente momento, apenas os rumores sobre os novos consoles parecem ser mais sólidos e confiáveis.

A meu ver, esta decisão (de lançar 2 consoles) é interessante. Apesar de todo hype sobre a resolução 4K, ela não acrescenta muita coisa na vida dos jogadores e (segundo um levantamento da Valve), poucos deles optam por ela e a grande maioria continua na boa e velha resolução Full-HD. Dois consoles distintos (onde cada um é otimizado para rodar em uma resolução específica), deixará a Microsoft em uma situação estratégica muito confortável, pois dependendo do sucesso (ou não) do 4K, permitiria ela direcionar a sua produção para o console que lhe trouxer maiores vantagens.

Ainda assim, não seria mais interessante lançar apenas um único console (4x mais poderoso que o Xbox One X) e deixá-lo pronto para os novos jogos em resolução 4K, ao passo que o Xbox One X se encarregaria de rodar estes mesmos jogos em Full-HD? Ele seria o terceiro equipamento “meia-geração” (ou “dois-terços”) da série Xbox One e poderia até mesmo prolongar a vida útil do Xbox One clássico/S. Neste caso, as definições de 720p@30fps, 1080p@60fps e 2160p@60fps seriam utilizadas para os novos jogos. Enfim, pelo jeito, teremos que aguardar!

Enquanto isso, a Sony também está se movimentando para lançar o que será o futuro PS5 e provavelmente, com a retrocompatibilidade garantida com os jogos da geração anterior. E neste aspecto, a Sony terá uma vantagem interessante, pois não só terá a disponibilidade de títulos exclusivos, como finalmente poderá mostrá-los rodando em uma resolução 4K “de verdade” e ainda por cima, com algumas otimizações (tal como o Xbox One X fez com os jogos do 360, mas sem a grande defasagem tecnológica destes últimos).

Enquanto isso, vou curtindo o Xbox One S… &;-D