Lindo de morrer? Eis, “DOOM: The Dark Ages”, o mais novo FPS da série!

Em relação aos jogos eletrônicos, confesso que me considero um privilegiado. Vi durante a minha adolescência, o surgimento e a ascensão dos jogos de tiro em primeira pessoa (FPS), testemunhando a evolução das engines gráficas e a imersão proporcionadas por elas. Sim, tenho boas lembranças e memórias nostálgicas, dos tempos em que jogava DOOM, Heretic, Quake, Hexen, Duke Nukem 3D e Blood, entre outros clássicos desta época! Tudo isto começou com o sucesso arrasador de DOOM, que por sua vez se tornou uma IP badalada, com muitos títulos posteriores sendo lançados, sendo os últimos dotados de gráficos muito avançados…

“The official launch trailer for Doom: The Dark Ages is here, in all its gory glory. This highly anticipated FPS brings a slew of new weaponry and vast battlefields along with some other new features to this classic series. The trailer plunges the viewer immediately into a dark world where impaled corpses are piled against stone walls, and the ground is carpeted in bones and demon viscera. The Doom Slayer himself gets an appropriately epic reveal as he strides forth from what seems to be a stasis capsule of some kind.”

— by PC Guide.

O novo trailer de “DOOM: The Dark Ages”, impressionou bastante os fãs com os seus gráficos avançados e uma ação intensa. Anunciado durante o Xbox Games Showcase, o novo jogo promete expandir o universo de DOOM com uma ambientação medieval sombria, combinando a jogabilidade frenética da série com elementos novos, como armaduras e armas inspiradas na era feudal. O visual detalhado e os efeitos de destruição em tempo real destacam-se no trailer, aumentando a expectativa para o lançamento. Além do PC, o jogo estará disponível no Xbox Series X/S e no PlayStation 5, com suporte ao Game Pass no dia do lançamento.

Segundo a publicação original, a id Software parece estar focada em otimizar a experiência para todas as plataformas, garantindo alta performance e gráficos impressionantes. Além disso, tecnologias como Ray Tracing e DLSS/FSR poderão ser usadas para melhorar, ainda mais a imersão. Por fim, o novo jogo tem tudo para ser um grande sucesso, unindo a violência característica da franquia a uma narrativa mais expansiva e um cenário único. Os fãs podem esperar mais detalhes nos próximos meses, mas o trailer já foi suficiente para gerar grande empolgação na comunidade, além do lançamento está previsto para este ano (2025).

Embora goste bastante de DOOM, na minha juventude curtia mais as experiências imersivas proporcionadas pelos títulos focados em ambientações medievais, como é o caso de Heretic, Hexen e até mesmo a primeira edição de Quake. Por isto, ficou até um pouco chateado pela id Software não entregar a mesma dedicação que tem sido dada para estas IPs, já que (na minha opinião) elas não deixam em nada a desejar, se comparadas a este grande clássico da empresa. Mas sabendo que “DOOM: The Dark Ages” também terá uma ambientação mais medieval, quem sabe ela pode se “redimir” de alguma forma?

E olha que nem sequer joguei a continuação de DOOM (2016)… &;-D

Leave a Comment