… até 30% dos códigos escritos, são feitos pela Inteligência Artificial! No mundo da TI, algumas piadinhas clássicas são feitas com base em aspectos culturais e eventos, por parte das empresas e seus funcionário. Uma delas, diz que “se não travou, certamente não foi feito pela Microsoft”, em alusão ao fato dos usuários serem obrigados a lidar com os problemas de instabilidades e travamentos dos softwares desenvolvidos pela empresa. Mas pelo visto, isto poderá mudar em alguns anos, já que a Inteligência Artificial está ajudando a Microsoft…
“Microsoft CEO Satya Nadella revealed that the company now uses Artificial Intelligence to write between 20% and 30% of the code powering its software. Satya joined Meta CEO Mark Zuckerberg this Tuesday at the LlamaCon conference to discuss developments in AI and their contributions to the open-source ecosystem. The fact that a major company like Microsoft relies so much on AI underlines how this technology is revolutionizing software development. Still, it also draws attention to the growing unease and uncertainty experienced by fresh software developers.”
— by Tom’s Hardware.
Na conferência LlamaCon, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, revelou que a inteligência artificial já escreve entre 20% e 30% do código nos projetos de software da empresa. Em alguns casos, projetos inteiros são desenvolvidos exclusivamente por IA. Isso mostra como a IA está se tornando uma parte importante do desenvolvimento de software, especialmente para tarefas repetitivas ou que envolvem muitos dados. No entanto, isso também levanta preocupações sobre a segurança de emprego para desenvolvedores iniciantes, já que a IA pode reduzir a necessidade de cargos de nível júnior.
Nadella comentou que a IA tem um desempenho melhor ao programar em Python do que em C++. A sintaxe mais simples e a tipagem dinâmica do Python facilitam a geração de código por IA, enquanto a complexidade do C++ e suas operações de baixo nível dificultam o processo. Apesar das capacidades da IA, a supervisão humana ainda é essencial para garantir a qualidade e a confiabilidade do código, especialmente em sistemas mais complexos. Outras grandes empresas de tecnologia também estão integrando IA em seus processos de desenvolvimento.
O CEO do Google, Sundar Pichai, relatou que mais de 30% do novo código gerado na empresa vem da IA, um aumento em relação aos 25% em outubro de 2024. O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, previu que dentro de um ano, cerca de metade do desenvolvimento dos modelos de IA Llama poderá ser feito por IA. Esses dados indicam uma tendência crescente da indústria para a programação assistida por IA. Embora a IA esteja aumentando a produtividade, ela também obriga uma reavaliação dos papéis dos engenheiros de software.
Empresas como a Microsoft estão focando em aumentar a proporção de colaboradores que escrevem código, reduzindo cargos gerenciais. Olhando para o futuro, o CTO da Microsoft, Kevin Scott, prevê que em até cinco anos, 95% do código poderá ser gerado por IA. Ainda assim, os desenvolvedores humanos continuarão essenciais para definir os objetivos, projetar os sistemas e garantir que o código criado pela IA esteja alinhado e atenda aos requisitos dos projetos.
Resta torcer para que a IA da Microsoft funcione direitinho… &;-D