O que esperar do RPG “The Witcher 4” e da sua engine gráfica? Pois…

… embora seja fã de jogos dotados de gráficos cartunescos, também não deixo de apreciar as evoluções tecnológicas promovidas pelas mais recentes engines 3D, como é o caso da badalada Unreal. Desde de que foi lançado o jogo FPS “Unreal”, ela já se encontra na sua quinta edição “major release” e ao longo dos anos, apresentou uma grande evolução no que concerne a qualidade gráfica. Por isto, se tornou uma das principais engines utilizadas para o desenvolvimento de jogos de terceiros, onde vários estudos pagam pela sua subscrição…

“CDPR unveiled tech demo footage for The Witcher IV at Unreal Fest 2025, showing off the latest engine’s capabilities on a PS5. CDPR was quick to point out that the new video is not made from game footage but instead something it put together to showcase features of Unreal Engine 5.6, particularly how it has improved upon previous versions when it comes to handling hardware-intensive tasks such as ray tracing.”

— by The FPS Review.

Dentre eles, está o futuro “The Wither IV”! No evento “State of Unreal 2025”, a CD Projekt Red apresentou uma demonstração técnica do novo jogo de RPG, utilizando a poderosa engine gráfica Unreal 5.6. Essa demo destacou as capacidades do motor gráfico, mostrando iluminação global com Ray Tracing em tempo real rodando a 60 quadros por segundo em um PlayStation 5 padrão (provavelmente na definição 4K). A transição suave entre cenas cinematográficas e boa jogabilidade, reforçaram o poder da engine em criar experiências imersivas.

Ciri (ao invés de Geralt) foi apresentada como a protagonista, explorando um mundo ricamente detalhado com iluminação dinâmica e animações realistas. O ambiente demonstrado (situado na nova região de Kovir) incluía a movimentada cidade portuária de Valdrest. A demo apresentou recursos avançados como a vegetação detalhada usando Nanite e a capacidade de animar até 300 NPCs simultaneamente. Esses avanços tecnológicos têm como objetivo criar um mundo vivo, sem tempos de carregamento e sem comprometer a qualidade gráfica.

Embora a demo ofereça uma prévia empolgante do potencial do jogo, a CD Projekt Red esclareceu que se trata apenas de uma demonstração técnica e não representa (ainda) a jogabilidade final. “The Witcher IV” faz parte de uma nova trilogia, com Ciri assumindo o papel central, marcando uma mudança significativa na narrativa da série. O lançamento do jogo não é esperado para antes de 2027, já que os desenvolvedores estão focados em criar uma experiência RPG de mundo aberto ambiciosa e imersiva, tal como aconteceu com os jogos anteriores.

Se entregar as mesmas experiências que o título anterior, já estarei bastante feliz! A minha principal preocupação com os jogos dotados de gráficos de última geração, está no fato de que muitos estúdio acabam colocando outros importantes aspectos em segundo plano, como a imersão, a jogabilidade, a fluidez e a história, tornando-os “lindo de se ver”, mas “enjoados de jogar” (eis, o principal motivo pelo qual, não gosto dos jogos exclusivos do PlayStation). De qualquer forma, vamos aguardar o seu lançamento para conferir estes (e outros) detalhes.

E também torcer para que a Nightdive vá remasterizar o clássico Unreal… &;-D

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