Há exatos 20 anos, um grande marco na história do Linux aconteceu: a IBM (na época uma grande fornecedora de servidores e ativos de redes) anunciou o suporte aos sistemas operacionais baseados em Linux. Na época, o anúncio teve uma grande importância, devido ao fato deste sistema se apresentar como uma solução de software robusta, embora seja desenvolvida por colaboradores que em sua maioria, eram entusiastas do Software Livre…
Mais à frente, o sistema Red Hat Linux se tornou o Red Hat Enterprise Linux (RHEL), requerendo uma subscrição paga para o uso comercial, ao passo que o Projeto Fedora (que compilava pacotes adicionais para o sistema) se tornou a versão comunitária do sistema, sendo batizada de Fedora Core e posteriormente, se tornou o Fedora (antes o “Core” era desenvolvido pela Red Hat e os pacotes “Extra”, pela comunidade). Atualmente, o Fedora é patrocinado pela Red Hat, a qual se beneficia de muitas inovações tecnológicas, que são inicialmente aplicadas no Fedora e (se derem certo) são transferidas para o RHEL.
Enquanto isso, a IBM não só investia no ecossistema de Software Livre baseado no kernel Linux, como também firmou uma parceria com a Red Hat. E durante todos esses anos, ambas as empresas se beneficiaram, pois a Big Blue se consolidou como um dos fornecedores de servidores com o melhor suporte ao Linux, ao passo que a Red Hat (e a IBM por tabela, ou vice-versa) se tornaram as maiores colaboradoras no desenvolvimento do Software Livre. Linus Torvalds que o diga!
E os anos se passaram. E em tempos de computação nas nuvens e toda uma gama de ofertas de serviços baseados na Internet, as grandes empresas de Tecnologia se movimentam no sentido de avançar e ampliar os seus domínios nesta promissora área. Google, Microsoft, Amazon e tantas outras não só desenvolveram novos produtos e serviços, como também realizaram a aquisição de empresas influentes neste cenário. A IBM adquiriu a Red Hat pelo valor de 34 bilhões de dólares!
O que será da empresa e seu sistema operacional? Não sabemos. Embora exista a promessa de que a Red Hat continuará funcionando de forma independente, só o tempo dirá como irá funcionar esta relação entre a Red Hat e a IBM, bem como a interação com os principais parceiros e clientes de ambas as empresas. Mas uma coisa é certa: o Software Livre será o protagonista! &;-D
Fonte: IDG Now!