Nem infraestrutura, nem desenvolvimento ou gestão de dados…

Que tal, nos dedicar a um pouquinho de cada coisa? Embora seja um profissional especializado em Infraestrutura de TI e Segurança da Informação (e ostentar belas certificações de TI), aos poucos estou me concentrando em outras áreas áreas de atuação, com destaque para o desenvolvimento e a administração de banco de dados. O principal motivo disto, se dá em vista das mudanças (não tão) recentes no cenário da TI, no qual os profissionais modernos precisam “entender” um pouquinho de cada coisa! Por isto, venho me dedidando a relembrar muitos conceitos & fundamentos que já havia adquirido nos tempos da faculdade, além de aprender outros novos que surgiram desde então…

Em muitas oportunidades, havia feito várias postagens sobre a linguagem de programação Python, que por sua vez se tornou um dos pilares das Redes Definidas por Software (SDN). As minhas atenções não só se voltaram para ela, em vista da minha busca contínua pelo aperfeiçoamento em Redes de Computadores, como também pelo fato dela oferecer uma oportunidade para fazer algo que gostava muito, nos tempos de faculdade: a programação! E além do Python atender a estes requisitos de forma plena, esta linguagem me conquistou em virtude das suas qualidades, como a sua facilidade de aprendizado, sintaxe legível e flexibilidade.

A minha prioridade inicial seria atender aos requisitos das Redes Definidas por Software e de quebra, também me preparar para obter a certificação Cisco DevNet, que por sua vez estabelece as credencias para que os profissionais da área que desenvolvem soluções para a automação das redes. Porém, não pretendo parar por aqui e no que depender da minha disponibilidade (e possibilidades), devo dar continuidade aos estudos para me especializar nesta linguagem! Por isto, em algum momento irei desenvolver as habilidades necessárias para criar aplicações gerais que tiram o proveito desta linguagem, suas bibliotecas e APIs.

E para desenvolver aplicações mais sofisticadas, faz-se necessário administrar bancos de dados! Em virtude destes domínios estarem intrinsecamente ligados entre si (pois as aplicações dependem das bases de dados para armazenar as informações e estas últimas deixam de fazer sentido sem as aplicações), também será fundamental rever os conceitos de Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD), bem como as tecnologias e serviços que interagem com ela. Por isto, também foi divertido relembrar os fundamentos da linguagem de consulta SQL, assim como também aprendi algumas coisinhas novas.

Por fim, esta saga de novos aprendizados (e resgates) não para por aqui. Em virtude das inovações tecnológicas que surgiram (com destaque para a Computação em Nuvem, a Inteligência Artificial e a Ciência de Dados), também foi necessário estabelecer novas frentes de trabalho. Além de já ter me habilitado (e certificado) para lecionar em plataformas de serviços como a Amazon Web Series (AWS), também venho buscando me aperfeiçoar até mesmo em ferramentas que são consideradas de uso geral, como as suítes de escritório. Num futuro não muito distante (2027), pretendo obter as cerfificações de especialista em suítes de escritório e como instrutor, estabelecer mais um novo leque de serviços.

Resumindo: tenho me tornando nestes últimos tempos menos especialista e mais generalista! Isto não quer dizer que “abandonei” a Infraestrutura, muito pelo contrário: continuo sendo um especialista na área e por isto, darei importância e prioridade para os conhecimentos, as tecnologias e os serviços que giram em torno desta incrível área de atuação (como é o caso de automação de redes através de Python), embora aproveite a oportunidade para explorar as demais possibilidades. A administração de bancos de dados está sendo bastante útil, para uma gestão mais eficiente dos serviços nas nuvens relacionados (como é o caso dos bancos de dados relacionais oferecidos pelo Amazon RDS).

Mas uma coisa é certa: trabalhar com gestão de TI, nem pensar… &;-D

Leave a Comment