Amazon lança (mais) uma atualização para a sua distribuição GNU/Linux!

Os sistemas baseados em GNU/Linux – juntamente com a virtualização, a Internet e os padrões aberto – se tornaram um dos grandes pilares da Computação em Nuvem. Para se ter uma idéia do seu grande impacto, dois dos três maiores provedores de serviços nas nuvens (Amazon Web Services e Google Cloud Plataform) utilizam o Linux de forma massiva em sua infraestrutura! Até mesmo a Microsoft utiliza uma abordagem híbrida, combinando tanto o Windows quanto o Linux em sua plataforma Azure, de acordo com as suas necessidades e conveniências…

“Today we are announcing the availability of the fourth quarterly update for Amazon Linux 2024, AL2023.4 as well as the Amazon Linux 2023 EKS optimized AMI. Amazon EKS customers can now use the standard AL2023-based EKS optimized Amazon Machine Image (AMI) with Managed Node Groups, self-managed nodes, and Karpenter, and is available across all supported version of Amazon EKS. To learn more about using Amazon Linux 2023 with EKS, see Amazon EKS optimized Amazon Linux AMIs.”

— by Amazon Web Services.

Além de oferecer um leque de sistemas para o uso em suas VMs, a Amazon (através da AWS) possui a sua própria distribuição GNU/Linux customizada para a sua clientela: eis, o Amazon Linux! Baseada no Red Hat Enterprise Linux, a edição 2023 desta distro recebeu a 4a. atualização nesta última semana, que por sua vez lhe proporcionou a adição uma série de novos pacotes. Graças a eles, novos recursos estarão disponíveis no sistema, como o suporte ao ambiente chroot (Mock), a alta performance do sistema de arquivos em ambientes de computação de alto desempenho (Lustre), a recuperação e o encaminhamento de e-mais de forma remota (Fetchmail) e a reinicialização inteligente dos serviços hospedados, após a atualização de bibliotecas vinculadas a eles (smart-restart).

Por ser um sistema concebido para ser utilizado exclusivamente nas nuvens, serão disponibilizadas apenas imagens pré-compiladas para o uso em máquinas virtuais (AMI), além de serem otimizadas para o uso em containers EKS (Amazon Elastic Kubernetes Service), com grupos de nós gerenciados, nós autogerenciados e com suporte ao Karpenter. Por isto, Amazon Linux 2023 está disponível em todas as regiões da AWS, incluindo as regiões AWS GovCloud (EUA) e as regiões da China. Para obter maiores informações relacionadas as atualizações, não deixem de consultar as notas de lançamento (as quais também exibem a lista dos novos pacotes adicionados). Por fim, a sua documentação é essencial não só para compreender o sistema em si, como também para tomar decisões quanto a implementação e uso.

Antigamente, bastava experimentar algumas distribuições diferentes, para se ter uma idéia de como funciona um sistema GNU/Linux e assim, compreendê-lo dentro de um contexto mais generalizado. Mas nestes últimos tempos, surgiram uma série de novos projetos voltados para atender a diversos propósitos, que vão desde o uso tradicional em servidores e estações de trabalho, passando por dispositivos móveis (smartphones, tablets e vestíveis), consoles portáteis, veículos automotivos e por fim, em ambientes virtualizados e “nas nuvens”. Então, podemos afirmar que “quem sabe usar uma distribuição, saberia usar todas”?

Felizmente, a maioria das distribuições são derivadas da “trindade”… &;-D