Jogos do Windows/x86 na plataforma ARM? Eis, a promessa da Qualcomm…

… em relação aos seus poderosos SoCs Snapdragon X Elite! Dotado de uma unidade de processamento com 12 CPUs ARM Qualcomm Oryon rodando a +3.0 GHz, além de uma GPU Adreno capaz de entregar até 4.6 teraflops de potência, a nova solução de alta performance voltada para os portáteis (laptops) será capaz de rodar os jogos modernos triplo-A, disponíveis apenas para a plataforma Windows! Embora utilize a emulação x86 para alcançar este feito, a empresa também afirma que uma compilação nativa para ARM “trará melhores resultados”

“Can Qualcomm replicate Apple’s feat and finally create Arm-based laptops worth buying, 15 years after its first attempts? Here’s one incredibly promising sign it might: Qualcomm is telling game developers their titles should already work on a wave of upcoming Snapdragon-powered Windows laptops – no porting required. In a 2024 Game Developers Conference session titled “Windows on Snapdragon, a Platform Ready for your PC Games,” Qualcomm engineer Issam Khalil drove home that the unannounced laptops will use emulation to run x86/64 games at close to full speed.”

— by The Verge.

Em uma sessão da Game Developers Conference de 2024 (reservada para um público de apenas 33 pessoas), o engenheiro Issam Khalil afirmou que tal emulação será capaz de rodar os jogos para Windows/x86, mantendo os níveis de performance tão bons o quanto seriam, caso estes fossem rodados com base em uma compilação nativa. A Qualcomm não é a primeira empresa a promover soluções de emulação x86: a Apple (em 2020) já havia obtido bons resultados através da sua solução Rosetta, ao passo que a Valve também vem aperfeiçoando a camada de emulação Proton. No entanto, ela também traz uma abordagem interessante, na qual sugere criar aplicações híbridas “ARM64EC”, a qual utiliza as bibliotecas e os drivers nativos para a ARM, ao passo que o software é executado de forma emulada.

Dentre os aspectos mais interessantes, está no fato das GPUs não serem afetadas tanto quanto as CPUs, no que concerne a tradução das instruções x86 para ARM, embora as CPUs não sejam tão exigidas na execução de aplicações gráficas (como os jogos), o que também acabam facilitando o trabalho das soluções de emulação. Vale lembrar que independente do set de instruções em uso, as GPUs em geral suportam as mesmas APIs gráficas (DirectX, Vulkan e OpenCL). Porém, se forem utilizados sistemas baseados em GNU/Linux nos dispositivos (como é o caso dos consoles portáteis Steam Deck), vale lembrar que as instruções da API gráfica DirectX deverão ser “traduzidas” para as instruções da API Vulkan.

Resumindo: tal camada de emulação só funcionará bem em sistemas Windows/ARM!

Para variar, nem todos os recursos também estarão disponíveis, como é o caso dos drivers anti-trapaças ao nível de kernel, que por sua vez não irão funcionar na camada de emulação. Além disso, os jogos que utilizam as instruções AVX (presentes nos processadores x86 modernos) também não serão suportados, sendo recomendada a utilização das instruções SIMD, as quais poderão ser convertidas para as instruções ARM NEON sem maiores problemas. Seja como for (com ou sem emulação), a Qualcomm está confiante de que o seu novo SoC Snapdragon X Elite dará conta do recado na execução de jogos!

Se um dia, lançarem um mini PC dotado deste incrível SoC… &;-D