Sou fã de equipamentos e acessórios compactos! Na minha opinião, se as dimensões dos PCs desktops tradicionais fossem reduzidas e trabalhassem com um conceito de melhor aproveitamento do espaço e boa relação custo vs benefícios, teríamos bem mais produtos interessantes e com isto, o mercado se reinventaria. Por isso, tenho um certo carinho com itens que satisfaçam este quesito, como a nova placa de vídeo da MSI: a GeForce RTX 3060Ti Aero…
“MSI has announced one of the first RTX 30-series cards for the Mini-ITX market. The new MSI GeForce RTX 3060 Ti Aero ITX features the compact dimensions of 172 x 125 x 43 mm which is 40 percent smaller and 50 percent lighter than a full-size graphics card. To keep things cool, it uses a custom single-fan design coupled with up to 6 mm thick copper heat pipes to maximize the heat transfer from the surface baseplate.”
— by Notebook Check.
A nova placa da MSI foi concebida para atender a necessidade de usuários que pretendem dispor de PCs para jogos compactos e ao mesmo tempo, poderosos. Dispondo de dimensões bem reeduzidas e projetadas para caberem em gabinetes projetados para placas-mãe baseadas no padrão Mini-ITX, a MSI GeForce RTX 3060Ti Aero ITX oferece 8 GB de RAM GDDR6, roda na frequência de boost a 1.665 MHz e possui conectores HDMI 2.1 e DisplayPort (120 Hz e suporte a 4K). Em termos de consumo, ela requer uma conexão auxiliar de 8 pinos e consome 200 Watts, além de dispor de um sistema de refrigeração baseado em um único cooler e que faz o uso de condutores de cobres de até 6mm de espessura.
Pessoalmente, gostei muito do design da placa e suas especificações técnicas. A nova GPU da nVidia é baseada na arquitetura Ampere, possui 4864 núcleos CUDA, um barramento de 256 bits e oferece suporte a tecnologias como a inteligência artificial (Tensor Cores de 3a. geração), DLSS (Deep Learning Super Sampling) para suavização de contornos e Ray Tracing para oferecer sombras, reflexos e iluminação mais realísticas (RT Cores de 2a. geração). Por fim, o suporte ao barramento PCI-Express Gen. 4 irá garantir um maior fluxo de dados para a memória RAM da placa sem gargalos.
Em tempo: não confundam a 3060Ti com a 3060 “comum”! Embora esta última ofereça mais memória GDDR6 (12 ao invés de 8 GB), esta GPU é bem mais limitada em termos de barramento (192 ao invés de 256 bits). Além disso, o seu poder de processamento também é menor (3584 ao invés de 4864 núcleos CUDA), embora rode com frequência de boost maior (1.78 ao invés de 1.67 GHz). Estas especificações “confusas”, combinadas com ações de marketing agressivas (muitos vendedores irão dizer que “placas com 12 GB de RAM são mais rápida que as equivalentes de 8 GB”) e o preço mais em conta, acabarão fazendo com que muitos usuários inexperientes comprem “gato por lebre”!
Pena que sairá bem mais cara que a Intel DG1… &;-D