Em geral, as grandes empresas de tecnologia tendem a adquirir empresas menores do mesmo ramo, com a finalidade de incorporar produtos, tecnologias e patentes no seu portfólio. No entanto, a nVidia fez uma aquisição que à primeira vista, não tem “nada a ver” com o seu ramo, que é produzir soluções gráficas para o mercado de jogos e computação gráfica…
“NVIDIA today (27/04) announced the completion of its acquisition of Mellanox Technologies, Ltd., for a transaction value of $7 billion. The acquisition, initially announced on March 11, 2019, unites two of the world’s leading companies in high performance and data center computing. Combining NVIDIA’s leading computing expertise with Mellanox’s high-performance networking technology, the move will enable customers to achieve higher performance, greater utilization of computing resources and lower operating costs.” — by TechPowerUp.
A Mellanox é uma empresa de tecnologia com o foco em telecomunicações, produzindo diversos produtos de redes baseados nos padrões Ethernet e InfiniBand, provendo também soluções de redes para o mercado de datacenter e armazenamento. Por isto, a aquisição dela tem como objetivo a nVidia reforçar a participação no mercado de HPC (High Performance Computing), oferecendo uma plataforma robusta para soluções de computação em nuvens, processamento distribuído e inteligência artificial, baseada em suas unidades gráficas para o processamento de dados (plataforma acelerada por GPU).
A nVidia deveria fabricar CPUs x86? Acho que não… &;-D