Se já não bastassem as malandragens com placas de vídeo de entrada…

… com excesso de memória VRAM, também poderemos ver justamente o “inverso”: placas de vídeo intermediárias, mas com quantidades de memória VRAM abaixo do necessário, para manter a mínima performance. Ou será que estou enganado, já que com base em alguns testes de performance, podemos concluir que muitos jogos se “contentam” com apenas 8 GB de memória VRAM? Seja como for, este é um aspecto importante que deveremos observar na aquisição das placas de vídeo, pois de acordo com a categoria do produto, a quantidade de memória VRAM poderá afetar as experiências, como é o caso da nova AMD Radeon 9060 XT…

“Fresh rumors are swirling about the RX 9060 XT, which is expected to be revealed later this month, and we’re now again hearing that there will be both 8GB and 16GB flavors of this GPU. However, AMD is apparently set to mostly focus on the 16GB model, so the RX 9060 XT graphics card that has 8GB of RAM will be more of a sideshow – in much the same vein as NVIDIA’s RTX 5060 Ti, where the 8GB incarnation is difficult to find. There simply aren’t many of those GPUs out there (not that many gamers are really looking, anyway).”

— by TweatTown.

Segundo alguns rumores, A AMD está supostamente se preparando para lançar a placa de vídeo Radeon RX 9060 XT em duas versões: uma com 16GB e outra com 8GB de memória GDDR6. Ambas devem contar com uma interface de memória de 128 bits e operar a 20 Gbps, oferecendo largura de banda semelhante. O modelo com 16GB deve ter desempenho melhor em jogos modernos que exigem mais VRAM, enquanto a versão com 8GB pode apresentar limitações nesses cenários. Inclusive, a variante de 8GB será menos destacada no mercado varejista e deverá aparecer principalmente em PCs pré-montados. A AMD parece estar focando no modelo de 16 GB para os consumidores em geral, reservando a versão de 8GB para os fabricantes de PCs.

As especificações técnicas sugerem que a RX 9060 XT usará a GPU Navi 44 e exigirá apenas um conector de energia de 8 pinos, com uma fonte recomendada de 500W. A placa deve incluir uma saída HDMI 2.1 e duas DisplayPort 2.1. Seu desempenho mira no segmento intermediário, competindo diretamente com a RTX 4060 Ti da NVIDIA. O lançamento da RX 9060 XT está previsto para o segundo trimestre de 2025. Enquanto a versão com 16GB deve estar amplamente disponível, a de 8GB pode ter distribuição limitada, provavelmente restrita a sistemas pré-montados. Essa estratégia pode ser uma resposta da AMD ao feedback do mercado e uma tentativa de otimizar sua linha de produtos no competitivo segmento de GPUs intermediárias.

Por incrível que pareça, gostei da decisão estratégica da AMD. Provavelmente, 8 GB não serão mais suficiente para atender as demandas de futuros jogos, mas ao menos sabemos que ainda é uma boa quantidade para rodar os jogos atuais e além disso, nada impede de realizarmos ajustes na qualidade geral da exibição de imagem para obter resultados melhores, já que de certa forma suas GPUs terão dificuldades para manter uma boa taxa de quadros, em definições Full-HD. Ainda assim, optaria pela edição de 16 GB, caso a diferença de preços entre elas não seja muito grande. De qualquer forma, vale à pena arriscar!

Especialmente, se estas placas estiverem disponíveis com belos descontos… &;-D

Leave a Comment