Vazam as especificações daquele que será o novo PlayStation 5 Pro! Mas…

Até então, os consoles de videogames se caracterizavam por utilizar um design “fixo”, no qual os componentes eletrônicos internos não sofriam mudanças estruturais que visavam aumentar a sua performance, ao longo da sua vida útil (em média, 7 anos). Isto mudou a partir da 8a. geração, a qual teve consoles de “meia-geração” que tiveram grandes atualizações em suas especificações, com o objetivo de rodar os jogos em 4K (quase) nativo. Embora não fosse muito fã desta estratégia (pois além da definição Full-HD dar conta do recado, sobra recursos computacionais para outros propósitos), ainda assim ela “fazia sentido”

“Insider Gaming can confirm that the leaked PS5 Pro specs leaked earlier today are real and the PlayStation 5 is still tentatively targeting a 2024 holiday release. Speaking with sources, who wished to remain anonymous because they were not authorized to talk about company plans, we can confirm that the leaked documentation from the YouTube channel Moore’s Law is Dead is real, despite the criticism of the leaker and the leaked specs. Insider Gaming can confirm that the documentation leaked is from a PlayStation developer portal, which was sent out this week to a wider band of third-party developers.”

— by Insider Gaming.

Já para os consoles da 9a. e atual geração, em tese tal estratégia não faria muito sentido, pois além deles rodarem os jogos em 4K (quase) nativo, ainda podem contar com tecnologias que promovem o upscaling da imagem com qualidade. 8K para quê? Se as diferenças entre o Full-HD e o 4K só são perceptíveis com o uso de TVs muito grandes ou se estivermos próximos a menos de 3 metros, quanto mais se compararmos entre o 4K e o 8K! Por isto, é com muito espanto que recebo a notícia de um suposto novo console de “meia-geração” PlayStation…

Segundo um vazamento publicado pelo portal Insider Gaming, em breve teremos um novo console PlayStation 5 Pro, o qual será dotado de uma nova GPU baseada na arquitetura gráfica AMD RDNA 3. Esta será customizada e irá receber algumas melhorias, para suportar algumas tecnologias da arquitetura posterior (RDNA 4), além de entregar uma potência de incríveis 33 teraflops! Para se ter uma idéia do seu poder gráfico, o PS5 original oferece “apenas” 10.3 teraflops. De fato, este equipamento terá a capacidade de entregar incríveis 8K de definição, embora seja mencionado que isto será feito somente em “modo performance”, o qual abre mão da qualidade gráfica (sem Ray Tracing) em prol da geraçao de FPSs extras.

Dentre outras especificações dignas de nota, estão a renderização mais rápida (45%) que o PS5, 2x a 3x mais performance no Ray Tracing (4x em alguns casos), suporte para a aceleração de IA (300 TOPS de computação de 8 bits), suporte para a solução de upscaling PSSR (PlayStation Spectral Super Resolution Upscaling) e uma arquitetura de aprendizado de máquina customizada. Em outras fontes, a taxa de vazão das memórias RAM GDDR6 será de 18000MT/s. Por fim, o suporte para a definição 8K não estará disponível de imediato, apenas se encontra nos planejamentos para o lançamento de futuras versões do seu SDK.

Na minha opinião, não faz sentido esta atualização em vista do cenário atual e do fato dos consoles já suportarem a definição de 4K (quase) nativo, sem contar ainda que as diferenças visuais entre as gerações têm diminuido bastante ao longo dos lançamentos (mal dá para saber se um jogo é de 8a. ou 9a. geração). Se a Sony realmente pretendem implantar o suporte para a definição de 8K (como o vazamento sugere), eis duas possibilidades: o marketing voltou a falar mais alto (bem provável) ou estamos falando mesmo é de uma nova geração de consoles. Ainda assim, a atual geração nem sequer possui 1/2 década de idade!

Mas por ora, vamos deixar rolar para ver “que bicho vai dar”. Até lá… &;-D