Nova atualização para o Windows irá promover o aplicativo Outlook!

Eis, a realidade: você está acostumado a utilizar determinadas aplicações que são essenciais para as suas atividades do dia-a-dia. Mas uma hora para outra, se dá conta de que terá que mudar toda uma filosofia de trabalho e seu conjunto de práticas e hábitos, pelo fato de que tais aplicações (tão amadas) não estarão mais disponíveis para o seu uso, em breve! Pior ainda, será ao saber que as aplicações de sua preferência serão simplesmente removidas, para atender as necessidades comerciais da empresa que mantém o sistema e suas aplicações…

“In the evolving information technology landscape, email and calendar management constitutes a central pillar of users on a daily basis. With Windows 11, Microsoft continues to refine this crucial aspect, as evidenced by the recent evolution of its native applications. Historically, Windows users have been accustomed to a certain continuity with applications Mail and Calendarwhich were used to manage professional and personal communications and commitments.”

— by GEARRICE.

Este será o caso da Microsoft, ao promover uma nova atualização que removerá de vez, as aplicações Mail e Calendar, em prol da promoção do Outlook! Além de oferecer os serviços tradicionais de mensagem eletrônica, esta aplicação de gestão pessoal (PIM) também terá uma versão moderna e integrada, que também irá oferecer as funções de organizador pessoal, unificando a manutenção dos contatos e os apontamentos de compromissos (profissionais e pessoais). Resumindo, esta será a realidade para os usuários do Windows 10 e 11: ou migrem para o Outlook e esqueçam que um dia, existiu o Mail e o Calendar ou… migrem para o Outlook!

O processo de migração (forçada) se dará a partir do momento em que o usuário abrir o Mail, que por sua vez irá exibir uma mensagem efêmera informando que será feita a transição para o Outlook. E digo efêmera de modo literal, pois ela irá desaparecer tão logo em seguida, que mal dará tempo de ler! No entanto, esta notificação deixará duas opções: ou aceitar a transição (e se despedir do Mail e Calendar de uma vez por todas) ou manter a versão antiga do Mail, que por sua vez é ignorada de maneira sumária. O aplicativo será fechado de forma inesperada e o processo de transição será iniciado assim, “sem mais, nem menos”!

Sim. Dá vontade de xingar um monte de palavrões e levantar de forma acintosa, o dedinho “pai-de-todos” para a Microsoft! Na minha opinião, seria bem mais ético e elegante por parte da empresa realizar a migração no sistema, mas manter tais aplicações em sua loja online, dando a opção dos usuários mais tradicionais (ou nostálgicos) realizar o download e instalá-las por conta própria. Quem sabe, um protesto nas redes sociais ou um abaixo-assinado possa reverter a situação ou pelo menos, forçar a empresa a oferecer a alternativa mencionada?

E ainda, ter que conviver com os problemas de segurança e instabilidades… &;-D