Projeto GNOME lança a 46a. edição do ambiente gráfico GNOME!

Apesar de não ter o mesmo impacto que a versão anterior, a edição atual – batizada de “Kathmandu”, em homenagem aos organizadores da conferência na Asia no ano passado (2023) – será beneficiada uma série de atualizações que tornarão as experiências de uso mais agradáveis, responsivas e produtivas. Então, o que há de novo no GNOME 46? Eis, as notas de atualização publicadas pelo Projeto GNOME, além de algumas pequenas notas pessoais…

“The GNOME project is excited to present the latest GNOME release, version 46. This latest version is the result of 6 month’s hard work by the GNOME community. Thank you to everyone who contributed! GNOME 46 is code-named “Kathmandu”, in recognition of the amazing work done by the organizers of GNOME.Asia 2023. Let’s dive in and explore what’s new in GNOME 46.”

— by GNOME.org.

Eis, uma lista resumida das novidades trazidas para esta edição:

  • Uma nova ferramenta de busca global;
  • Melhorias diversas para as aplicações nativas;
  • Atualizações para o suporte a serviços online;
  • Mais ajustes e acabamentos para a interface;
  • Adição de novos utilitários (GNOME Circle);
  • Entre outras pequenas mudanças…

Dentre elas, destacam-se aquelas voltadas para a ferramenta de gerenciamento de arquivos Nautilus. Além de dispor do ícone de pesquisa reposicionado na lateral da sua interface, a ferramenta de busca também poderá ser acionada através do uso da combinação de teclas CONTROL + SHIFT + F. O Nautilus também recebeu algumas otimizações de código, tornando a exibição de ícones referentes aos arquivos e diretórios mais rápida e suave, de acordo com o modo utilizado (lista ou grades). Por fim, as operações relacionadas aos conteúdos (copiar/colar e deletar) terão o seu progresso exibidos diretamente na barra lateral.

Já em relação as demais aplicações, a ferramenta de gerenciamento de aplicações agora mostra as verificações para aplicativos Flathub cujos desenvolvedores foram inspecionados, garantindo uma fonte confiável para o seu software. Além disso, a sua interface foi redesenhada para a exibição de preferências, bem como as mensagens de erro aprimoradas e uma nova janela de atalhos de teclado. Outras, tiveram ajustes e acabamentos para torná-las mais modernizadas e entregarem melhores experiências em termos de uso e performance, destacando-se a ferramenta de monitoramento de disco com um novo gráfico de recursos para E/S de disco. Sem contar ainda, muitos pequenos recursos adicionados.

Para maiores informações, não deixem de consultar as notas de lançamento.

Em tempo: até então, não sabia da existência do GNOME Circle! Esta é uma iniciativa, que visa destacar os principais softwares disponíveis no ecossistema do Software Livre, designados para rodar na plataforma GNOME, além de apoiar os desenvolvedores independentes que utilizam as tecnologias deste poderoso ambiente gráfico! Até a publicação desta novidade, pude conferir a existência de +50 softwares, voltados para as mais diversas aplicações. Uma pena que a maioria deles não possuem pacotes pré-compilados disponíveis para a minha distribuição, embora ofereça apenas os binários empacotados no formato Flathub.

Vida longa ao GNOME! E aos demais ambientes gráficos baseados nele… &;-D