Se liga, AMD! Intel promove avanços para os drivers das suas GPUs!

Um dos principais motivos pelo quais me fizeram abandonar as soluções da AMD e retornar para a Intel, está no fato desta última oferecer os melhores drivers livres, para os sistemas baseados em GNU/Linux. Na época, sofria bastante para habilitar os recursos gráficos 3D das placas de vídeo, além dos chipsets nem sempre terem os seus recursos integrados detectados corretamente. Já com as soluções da Intel, esses problemas nem sequer existiam (embora os seus IGPs fossem fracos). E olha que já tive muitos “momentos felizes” com a AMD…

“Intel has released a new Arc Graphics driver promising massive performance uplifts alongside new game support and bug fixes. The blue team claims improvements from five to 174%, depending on the game. Arc and Iris Xe Graphics driver version 101.5379 (non-WHQL) unlocks more performance for gamers rocking an Arc A-series GPU. Notably, this update brings up to 36% average fps uplift in God of War, 54% in Conqueror’s Blade, 172% in Dragon’s Dogma 2, and a whopping 174% in Granblue Fantasy: Relink.”

— by Club386.

E a Intel segue a todo o vapor: após iniciar uma nova era, na qual se posiciona como mais uma grande fabricante de soluções gráficas dedicadas, a empresa vêm fazendo grandes melhorias e otimizações para os drivers das suas GPUs. As mais recentes versões não-WHQL (não certificada pela Microsoft através do programa Windows Hardware Quality Labs Testing) promete entregar melhorias de performance que podem chegar a incríveis 174%, de acordo com o título experimentado!

Eis, a relação dos títulos mais beneficiados pelos novos drivers: Granblue Fantasy: Relink (até 174% com DirectX 11), Become Human (Até 172% com Vulkan 3D), Assassin’s Creed Origins (Até 117% com DirectX 11), Dragon’s Dogma 2 (até 36% com DirectX 12), God of War (até 36% com DirectX 11), Conqueror’s Blade (até 27% com DirectX11). Alguns destes títulos foram rodados em resoluções diferentes (1080p e 1440p) e definidos com qualidade que variam de baixa a ultra. Já outros (não listados), as melhorias foram apenas incrementais (abaixo de 10%).

De quebra, também temos o suporte para novos jogos (Diablo IV Ray Tracing Update, Dragon’s Dogma 2, Horizon Forbidden West e The Legend of the Condor Heroes), assim como as correções para eliminar os erros, as falhas e as instabilidades (Horizon Forbidden West, Diablo IV, Avatar: Frontiers of Pandora, Helldivers 2 e Uncharted: Legacy of Thieves Collection). Por fim, muitas aplicações (gráficas e IA) também foram beneficiadas quanto a correções gerais e maior estabilidade (Topaz Video AI, Autodesk Maya, Blender e Procyon AI).

Se mantiver este ritmo, não tenho dúvidas de que a Intel se tornará uma boa opção, para fazer frente à concorrência. Em relação a competição com a AMD, se por um lado falta um pouco de expertise em soluções de hardware dedicado, por outro ela pode compensar em termos de software, pois há tempos que muitos usuários reclamam dos problemas ocasionados pelos seus drivers Adrenalin, voltados para as unidades gráficas (GPUs e IGPs). Mas ambos, ainda terão que lidar com a aceitação do mercado, pois ainda que ofereçam produtos tão bons (e mais baratos) que os da Nvidia, os entusiastas SEMPRE olham com desconfiança!

No geral, não sei o que é pior: ter opções “meia-boca” ou não tê-las… &;-D